Os alunos da escola Pompeu Costa Lima estiveram nesta sexta-feira dia 11 de dezembro na II FEMMACI realizada no ginásio Marista onde os mesmos mostraram seus conhecimentos apresentando seus projetos para todos que estavam la presentes.
Translate
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
Estande luz do saber do raizes e asas
Professora Jeane, responsável pelo luz do saber do Raízes e Asas com a presença da Socorro Guimarães e da coordenadora do Pompeu.
PROJETO INFORMATICA EDUCATIVA
Hoje 09/12/2015 estivemos na 1° feira de INFORMATICA EDUCATIVA e LUZ DO SABER,
um encontro das escolas da cidade.
Cada escola mostrou um pouco de suas atividades em sala,seus projetos e expectativas.
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
SEM IDEIAS PARA PROJETOS DE CIÊNCIAS??!
"ENTRE NO LINK ABAIXO E RESOLVA SEU PROBLEMA"
O MANUAL DO MUNDO É UM SITE INTERATIVO
COM DIVERSOS PROJETOS,CURIOSIDADES E MUITO MAIS...
LINK ABAIXO:
http://www.manualdomundo.com.br/tag/experimentos-experiencias-feira-de-ciencias-e-cultural/
BEBA UM ARCO-ÍRIS
FAÇA UMA BOLHA DE SABÃO QUADRADA
O INCRÍVEL PÊNDULO DESENHISTA
MICROFONE COM CAIXINHA DE FÓSFORO
ESTES SÃO ALGUNS DE VÁRIOS PROJETOS QUE O SITE OFERECE...
ENSINAR É SIMPLES
Alunos curiosos fazem mais perguntas e desenvolvem uma atitude mais proativa na busca por respostas. Despertar a curiosidade em sala pode aumentar a receptividade da turma e tornar o aprendizado mais fácil, mas como fazer isso?
1 - Mostre o que há de incrível no cotidiano
O pedagogo e escritor Rubem Alves falava que é possível instigar estudantes mostrando o quão incrível são as coisas que nos rodeiam. Uma maneira de fazer isso, dizia, é levar para a sala de aula a casca de um caramujo e mostrar que ela é um excelente exemplo de engenharia. Para o autor, o encantamento com o objeto é o primeiro passo para despertar a curiosidade.
O pedagogo e escritor Rubem Alves falava que é possível instigar estudantes mostrando o quão incrível são as coisas que nos rodeiam. Uma maneira de fazer isso, dizia, é levar para a sala de aula a casca de um caramujo e mostrar que ela é um excelente exemplo de engenharia. Para o autor, o encantamento com o objeto é o primeiro passo para despertar a curiosidade.
2 - Inove o jeito de começar a aula
Que tal começar a aula com um videoclipe musical ou um vídeo que tem feito sucesso na internet? Alinhar a temática escolar com conteúdos mais livres é um bom jeito de despertar o interesse. E por que não pedir aos alunos que listem outros vídeos interessantes ou ainda que façam uma lista dos 10 filmes ou músicas que de alguma forma estão relacionados ao assunto e que poderão ser discutidos em sala?
3 - Dê espaço para o humor
Apresente tirinhas ou ilustrações com balões vazios ou imagens sem legenda e peça para a turma criar as falas ou informações que poderiam preencher o conteúdo. A atividade é mais interessante se for realizada em dupla ou em grupos, pois estimula a criatividade e o debate de ideias.
4 - Traga para a aula a dinâmica dos jogos
A gamificação é uma forte tendência educacional que adota técnicas de jogos para estimular o aprendizado. Na prática, trata-se de inserir elementos de competição, cooperação e resolução de problemas para que os estudantes se sintam motivados a passar de fase e ganhar prêmios ou algum tipo de reconhecimento. É útil para o aprendizado e para a motivação. Para ser eficaz, o professor deve adequar a prática à idade escolar da turma. É possível estimular a competição por meio da formação de equipes, o que tornará a aula não só mais interessante como também mais interativa.
5 - Dê feedback positivo
A curiosidade do aluno deve sempre ser reforçada com atitudes positivas. Essa ação ajuda a manter o interesse do indivíduo por seguir na busca pelo conhecimento e valoriza o processo de criação de ideias. Lembre-se de parabenizar cada aluno sempre que forem alcançados os objetivos propostos.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
PROJETO MISCIGENAÇÃO DO 2º AO 5º ANO
Nesse projeto nossos alunos compreenderam que nossa raça é bastante diversificada e que teve várias contribuições de povos que colonizaram nosso país. Aprenderam ainda, que o preconceito não deve existir em nosso meio e que todos nossos costumes, crenças, culinárias e valores são herança deixadas pelos nossos descendentes e que compõe toda essa diversidade cultural que tanto valoriza nosso Brasil. Somos um povo diferente e ao mesmo tempo unificado pois convivemos com nossas diferenças de cor, raça e cultura.
Culinária africana |
Teatro sobre a cultura negra O quê que o tabuleiro da baiana tem. |
Dança Africana capoeira |
Tabuleiro da baiana |
PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nossa escola contribui com todas as áreas do conhecimento, nesse sentido e procurando tornar nossa prática mais dinâmica e participativa nós enquanto educadores da escola Pompeu trabalhamos todos os projetos que venham a contribuir com o crescimento intelectual, social e cultural de nossos educandos. E a Feira Municipal de Matemática e Ciências não podia ficar de fora, foram momentos prazerosos e mexeu bastante com intelecto e o lado social de nossos educandos pois todos deram o melhor de si para mostrar seu talento e potencial usando e abusando da criatividade.
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
PROGRAMA + EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Esse projeto resgata junto com os alunos toda a história da comunidade a qual estão inseridos, foi um trabalho belíssimo e que empolgou bastante os alunos. Os monitores juntamente com seus alunos pesquisaram, entrevistaram e apresentaram todo material colhido durante o desenvolvimento do projeto ficou um trabalho muito bom e envolveu todos os alunos.
Casa que é patrimônio da comunidade |
Proprietário do prédio e pai da 1ª professora e fundadora da escola Elsinha ( Professora Kátia a representa) sr. Adalberto. |
Igreja da comunidade |
Frente da escola |
Presença da coordenadora do Programa + Educação no município de Aracati |
Monitores que desempenharam todo o projeto chegando a sua magnitude com muito esforço e dedicação. |
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
PROJETO SEMANA DO MUNICÍPIO
Conhecer nossa cidade nunca é um assunto esgotado, sempre temos algo novo a conhecer e acrescentar em nosso conhecimento. É nesse sentido que a EEF. Pompeu Costa Lima Filho, esta desenvolvendo esse projeto totalmente voltado para o conhecer nosso município, uma vez que, estamos no mês em que nosso Aracati completa mais um ano de sua emancipação. Dentre muitas atividade desenvolvidas como exposição de fotos antigas e modernas, palestras, exibição de slides, dentre outras podemos destacar uma visita dos alunos do 3º, 4º e 5º ano a um dos monumentos mais antigos de nossa cidade a casa da cultura, biblioteca pública e a igreja Matriz. Nessa visita e aula de campo os alunos puderam conhecer um pouco mais de nossa história e algumas antiguidades do pequeno museu lá existente e também a conhecer o grande acervo bibliotecário e mais antigo de nossa querida cidade.
BIBLIOTECA BÚBLICA |
BIBLIOTECA PÚBLICA |
IGREJA MATRIZ |
IGREJA MATRIZ |
CALÇADÃO DO LARGO DA MATRIZ |
FRENTE DA IGREJA MATRIZ COM A PRESENÇA DO PREFEITO |
MUSEU DA MATRIZ |
LARGO DA MATRIZ |
Assinar:
Postagens (Atom)